Dividendos – Conceitos Básicos

Hoje trago alguns conceitos básicos sobre dividendos, toda esta informação fui eu que aprendi sozinho e ainda não é uma área que entenda a 100%!

Qualquer erro, já sabem, digam para aprendermos todos.

Mas afinal o que são os dividendos? São uma fração dos lucros de uma empresa cotada que é distribuída aos investidores. Os dividendos são pagos periodicamente, que varia de empresa para empresa. Para saber quando é o próximo dividendo consulto o site seekingalpha, mas até no google conseguimos essa informação facilmente.

Na minha opinião temos três datas importantes, que são:

1.Data da Declaração: Também conhecida como data do anúncio é a data em que uma empresa declara oficialmente que pagará um dividendo.

2. Data Ex-Dividendo: É o primeiro dia para adquirir ações daquela empresa para que estas não seja alvo do próximo dividendo, ou seja, se comprarmos acoes anteriores a essa data temos direito ao próximo dividendo.

3.Data de Pagamento: É a data em que recebemos o deposito dos dividendos na conta.

Para além destas datas, tenho em consideração dois indicadores bastante importantes:

Dividend Yield: Resulta da divisão do dividendo pela cotação e determina a rendibilidade da remuneração em percentagem.

Payout Ratio É percentagem dos lucros que a empresa distribui. O “payout” pode superar os 100%, caso a empresa distribua um valor superior aos lucros.

Estou a começar este tema na minha vida e para já tenho estes pontos que tenho dado uma maior atenção, claro que vou ter que escrever um novo artigo quando me tornar mais experiente a falar de outros indicadores importantes.

Espero que gostem.

J.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *