Crowdfunding #2 – Raize

Hoje vamos falar da plataforma portuguesa Raize, que se trata de uma gestora de financiamento colaborativo regulada pela CMVM. A empresa foi fundada em 2014 por três jovens e o seu mecanismo é similar às plataformas de crowdfunding que falamos aqui.

A ideia base é juntar pequenas investidores na plataforma de maneira a que possam apoiar pequena e médias empresas através da bolsa de empréstimos disponível na plataforma tendo em troca um retorno monetário (juros).

A nível de impostos, a Raize é uma plataforma muito prática porque debita a taxa liberatória de 28% sobre os ganhos recebidos, o que significa que o investidor recebe mensalmente juros líquidos de impostos.

Tal como falamos no artigo referente a este tipo de investimentos, temos que ter em consideração que temos um risco associado a este tipo de investimentos, consideremos ainda que quanto maior for o retorno (taxa de juro) maior é o risco do empréstimo.

A estratégia de investimento depende de pessoa para pessoa, a minha estratégia passa por ter taxas de juro de nível médio/alto (7% – 8%) com uma duração igual ou inferior a 24 meses.

No meu caso, invisto na raize desde Maio de 2019 e atualmente tenho uma taxa média de empréstimos de 6,5% com um portfólio de 302 empréstimos, tenho 5 em atraso e 3 em recuperação. Estes 5 empréstimos em atraso são empresas recorrentes que acabam por efetuar o pagamento, já os 3 empréstimos em recuperação, são empresas onde a Raize está a entrevir para renegociar o plano de empréstimo por isso ainda não considero fundo perdido, até porque apenas 2,9% dos créditos da Raize chegaram a esse ponto.

Resumindo, tenho investido na raize e tenho considerado um bom investimento e os valores que tenho recebido da plataforma tenho reinvestido para conseguir um retorno maior.

Se ficaram com interesse em investir também, podes-te inscrever aqui.

Se ficaram dúvidas, enviem mensagem privada ou façam um comentário, que logo que possível eu tento esclarecer.

Obrigado,

J.  

5 comentários em “Crowdfunding #2 – Raize

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *