Crowdfunding #1 – O que é?

     Hoje em dia fazer investimentos online, é cada vez mais comum, as plataformas de crowdfunding estão cada vez mais presentes nos nossos dias e são o elo de ligação entre as pessoas que pretendem investir e aquelas que têm projetos que necessitam de financiamento.

     O que é o crowdfunding?

    Os investimentos crowdfunding são empréstimos pessoa para pessoa. São uma nova categoria de empréstimos que surgem com base numa plataforma online onde o principal objetivo da mesma é interligar a procura de empréstimo e a oferta de investidor. Nestas plataformas podemos investir em variados empréstimos e somos assim compensados com juros mais elevados que os praticados pelos bancos nos depósitos tradicionais onde as taxas de juro são perto de 0%. Mas atenção, este tipo de investimento tem risco, não é de capital garantido como um depósito num banco tradicional, na realidade quanto maior for a taxa de juro maior é o risco do investimento.

     Vantagens do crowdfunding?

     Para além da vantagem percentual da taxa de juro, que ja referi em cima, vejo as seguintes vantagens:

     1 – Existe uma diversidade enorme de possibilidades de investimentos, isto é, atualmente existem dezenas de plataformas para este tipo de investimentos e podemos distribuir o nosso dinheiros o que faz com que o risco seja menor.

     2 – Controlo sobre os investimentos, podendo assim o investidor criar a sua própria estratégia quer seja pela percentagem de juro, duração ou área empresarial.

     3 – A duração dos empréstimos muitas vezes são de meia dúzia de meses o que torna o mecanismo de geração de capital muito mais rápido.

     4 – Quase todas as plataformas que tenho conhecimento têm a possibilidade de a qualquer momento vendermos a nossa posição (fatia do empréstimo) para poder libertar o capital.

      5 – Feedback constante sobre os empréstimos, estados de obras/empresas e pagamentos.

      Bons Investimentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *